sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O Dia em que Mahatma Gandhi foi na Igreja



Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869 na Índia ocidental. Seu pai era um político local, e a mãe dele era uma Vaishnavite religiosa.


Apesar de Gandhi admirar Jesus Cristo e utilizar seus ensinamentos, especialmente o Sermão do Monte como parâmetros para sua própria vida. A história nos conta que Gandhi se decepcionou com a Igreja de Jesus, pois aqueles que deveriam representar Cristo na terra, demonstrando o amor incondicional ao próximo, foram um fator decisivo para a  perdição não somente de Gandhi, mas para todo o povo indiano que o seguiram com sua religião equivocada, assim como as gerações que viriam após ele até os dias de hoje.

Vejamos pois, o motivo que levou Gandhi a rejeitar o Evangelho, levando milhões de indianos a seguir suas crenças.


O Real Motivo

                        
Mahatma Gandhi é um dos mais respeitados líderes da história moderna. Apesar de hindu, admirava Jesus Cristo e freqüentemente citava frases do Sermão do Monte. Certa vez o missionário E. Stanley Jones encontrou-se com ele na Índia, e perguntou: Senhor Gandhi, apesar do senhor sempre citar as palavras do Cristo, por que é tão inflexível e sempre rejeita tornar-se seu seguidor?

Ao que Gandhi respondeu: Ó! Eu não rejeito seu Cristo. Eu amo seu Cristo. Apenas creio que muitos de vocês cristãos são bem diferentes do vosso Cristo.

Conta-se que a rejeição de Gandhi ao cristianismo nasceu de um incidente acontecido na Africa do Sul, quando ele era um jovem advogado por lá. Gandhi estava atraído pela fé cristã; tinha estudado a Bíblia e os ensinamentos de Jesus. Estava explorando seriamente a possibilidade de tornar-se um cristão, quando decidiu assistir um culto em uma igreja local. Mas, assim que subiu os degraus, o ancião da igreja, um sul-africano branco, barrou seu caminho na porta.

--Aonde você pensa que vai, kaffir*? Perguntou o ancião em um tom de voz beligerante.

Gandhi replicou: Eu gostaria de assistir a missa, aqui.

Mas o ancião rosnou: Não existe lugar para kaffirs nesta igreja. Fora daqui ou eu chamarei meus assistentes para atirá-lo escada a baixo.

Moral da história: uma Igreja "Cristã" onde falta o amor de Cristo, não é Igreja , mas sim um túmulo para a fé alheia, pois uma primeira impressão ruim, é difícil de ser apagada.

* tratamento pejorativo dado pelos brancos, no regime do apartheid, aos negros e estrangeiros na África do Sul. No meio muçulmano, kaffir tem o significado de "infiel".



A Responsabilidade da Igreja

Este relato nos mostra que Mohandas Gandhi, motivado por um incidente dentro de uma Igreja morna, vazia e longe de Deus, tomou uma posição radical rejeitando a Salvação de Cristo, e distanciou-se daquilo que era a única chance de Salvação, tanto para ele quanto para o seu povo.
Se procurarmos saber a respeito das religiões correntes na India, encontraremos centenas delas, porém a que é mais praticada é o Hinduismo. Seus ensinos são completamente contrários a Palavra de Deus, oferecendo salvações ilusórias baseadas em obras meritórias, reencarnações e adoração a muitos deuses. O povo indiano hoje sofre por causa de sua idolatria.


Palavras de Gandhi a respeito de Jesus:

“Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinos.”

Para vergonha da Igreja de Jesus ele tinha razão. Porém, o erro de Gandhi consistiu em resumir a eficácia do Evangelho de Cristo baseando-se naquele episódio lamentável que ele havia vivido. O que nos deixa uma preciosa lição, para que vivamos conforme a vontade de Deus e sua Palavra, rejeitando o infame modo de viver do mundo.
Se Gandhi ao invés de ter cruzado com uma Igreja de fachada, mas tivesse encontrado alguém que fosse servo de Cristo, que temesse a Deus e possuísse amor pelas almas, certamente este episódio teria terminado diferente. Quem sabe com Gandhi convertido e cheio do Espírito Santo... Mas de uma coisa eu sei. Com a influência que ele tinha sobre o seu povo, e sua habilidade de refletir e ensinar, com certeza Deus o teria usado para reverter este quadro calamitoso de esquizofrenia espiritual reinante na India.

Mas não foi assim que aconteceu, segue abaixo seu verdadeiro discurso.

“As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?” Mohandas Gandhi

Hoje, milhões de Indianos adoram ratos, vacas, elefantes, e muitos outros animais os quais consideram divindades, ao invés de adorarem ao único Deus verdadeiro. O rio ganges, considerado sagrado pelos indianos, abriga a céu aberto centenas de cadáveres de pessoas que no seu leito de morte, vão perecer na beira do rio, para que seu corpo seja absorvido pelo deus do rio ganges.
Entre crianças brincando e mergulhando, podem-se ver os restos mortais dos adoradores dos falsos deuses em estado putrefato, sendo devorados por cães e urubús.

Posso também citar a adoração ao deus rato, celebrada em templos cadavéricos repletos de gente. Alí os adoradores levam leite, e os colocam em pratos no chão. Após algum tempo começam a sair ratazanas das tocas de dentro do templo. Dezenas, centenas de milhares de ratos saem para beber o leite, passando a urinar e defecar no meio da multidão, as quais pegam aquele leite envolto em urina e fezes de rato, e o bebem em sinal de devoção para que as bênçãos do "deus rato" estejam sobre eles. Assim fazem crianças, mulheres, homens e velhos.

A quem recairá a responsabilidade pelo sangue destes milhões de indianos?


"Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu salvaste a tua alma". (Ezequiel 3.17-19)

A responsabilidade pelas almas é da Igreja morna, vazia e longe de Deus.


No dia do Juizo

"Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros". (Apocalipse 20:12)




Todavia, haverá um dia em que todos os seres humanos serão postos diante do Grande Trono Branco de Cristo para serem julgados. Aqueles que morreram na esperança da Salvação em Jesus assistirão este grande evento de proporções universais.


Lá veremos muitas pessoas serem julgadas. Pessoas conhecidas e desconhecidas. Veremos nossos vizinhos, pais e mães, avô e avó, primos, irmãos, amigos e todos aqueles que foram postos diante do Evangelho da Salvação e o negaram. Quem sabe estará lá também aquele presbítero que desprezou Gandhi, isso se ele não tiver se arrependido e mudado de conduta.

Neste dia também estará lá Mohandas Gandhi diante do Trono de Deus. Numa situação desesperadora quanto esta, quais seriam os argumentos que Gandhi ofereceria a Cristo para sua defesa?

Pode ser que ele diga a Jesus; "Senhor. Eu tentei!! Eu estudei a tua palavra, mas quando um dia eu quis adorar no teu templo, não me receberam, me maltrataram e me puseram para a rua".

Jesus dará o veredicto inevitável;

"Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniqüidades"Lucas 13:27


 ..."Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos". Mateus 25.41b


E com Gandhi, milhões e milhões do seu povo indiano, irão para o mesmo destino eterno. 

Será assim mesmo que sucederá estas coisas? Com absoluta certeza sim. Apenas falo de uma realidade que hoje a própria Igreja tem medo de abordar. Pastores do Brasil e do mundo possuem medo de falar do inferno, pois não possuem mais compromisso com a Palavra de Deus, e muito medo de perder fiéis de sua congregação. 



                                           Mohandas Gandhi 1869-1948

15 comentários:

  1. Hipócritas vocês vão pagar pelo sangue inocente de Mahatma Gandhi e todas as pessoas que aceitaram a religião dele, eu sou vitima de preconceito nas Igrejas pela forma diferente de pensar e tantos de vós levantam a mão para adorar a Deus mas o seu coração é cheio de imundices e rótulos para com as pessoas, eu não creio que ele vá para o inferno, mas se ele for que é Deus quem vai julgar vocês todos também irão junto com ele, por serem hipócritas e abandonarem quem precisa de uma palavra amiga e amor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia desses ouvi algo .que ghandi era pedofiloque trevas .QUem estudar um pouco sabera que em varias culturas ,as femeas mais jovens (castas)são prometidas aos membros de outra casta .Estudem fdps

      Excluir
  2. Terrivel que o autor do texto não tenha percebido que é exatamente como o presbitero da igreja citada...e esse "Deus" do julgamento final um "Deus" cego, sem misericórdia, Iresponsável e assassino...um DEUS HUMANO DA PIOR ESPÉCIE....peço ao autor do texto que reflita se sua interpretação da biblia não está equivocada, cuidado a religião que matou Jesus é a mesma dos dias de hoje..

    ResponderExcluir
  3. Se Lutero foi para o céu e Gandhi para o inferno...eu prefiro o inferno....analisem a vida dos dois Lutero "criou" uma religião e depois muitos mataram em nome dessa religião e o proprio Lutero incentivou a perseguição aos judeus a ponto que hitler tambem utilizou Lutero para se justificar....Gandhi pregou uma revolução sem uso de violencia, e SE ofereceu a morte varias vezes apenas para o povo indiano se unisse (hindus e mulçumanos)ensinou na prática oque significa dar a outra face para que o inimigo bata.....e no final "Deus" decretar que Lutero é digno de Deus e Gandhi não?! PREFIRO O INFERNO...mas no fundo sei que o Deus religioso é invenção humana...NUNCA DEIXEM QUE OUTRAS PESSOAS LHE DIGAM QUEM É DEUS...fica dica, vc pode estar sendo enganado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ,Jesus é negado ,mesmo depois de ter pagado com a própria vida .Ghandi é foi o ser humano que melhor entendeu Jesus .E ainda ,embora sendo de uma família rica ,se sacrificou por um objetivo maior .

      Excluir
  4. Nos somos um espelho que reflete a imagem do Senhor. Se somos Cristãos muitos vão querer ser diante do que ver em você, mas se somos apenas amantes ou simpatizantes mas não cumpridor então afastaremos milhares delas. nós somos cartas onde lêem em nossa vida o que elas querem ou deixam de querer pelo que vêem em nós.mas isso não significa que isentara você do. Juízo porque se o irmão fo lado não é referência para você olhai para o Autor e consumador da nossa fé

    ResponderExcluir
  5. Nos somos um espelho que reflete a imagem do Senhor. Se somos Cristãos muitos vão querer ser diante do que ver em você, mas se somos apenas amantes ou simpatizantes mas não cumpridor então afastaremos milhares delas. nós somos cartas onde lêem em nossa vida o que elas querem ou deixam de querer pelo que vêem em nós.mas isso não significa que isentara você do. Juízo porque se o irmão fo lado não é referência para você olhai para o Autor e consumador da nossa fé

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente é o que vemos hoje, irmãos que deixaram o amor de Cristo por apenas reputação.
    Entendo e me coloco na situação de Gandhi, pois se me rejeitarem eu também me decepsionaria,mas o erro de Gandhi foi julgar todos os cristãos por causa de apenas um.
    Sabemos que não é verdade, pois existem cristãos que realmente exala o amor de Cristo mais também existe os lobos vestidos de ovelhas e por issu temos que analisar as coisas.
    Deus é Justo e oferece salvação para todos, cabe a nós querermos deixar nossas práticas do pecado de lado e seguir a Jesus, Crendo na sua salvação.

    ResponderExcluir
  7. Jesus é o caminho a verdade é a vida. O pão vivo que desceu do céu. Se Gandhi realmente estivesse lido a Bíblia como deveria ele saberia que não devemos olhar nem para esquerda nem para direita pois o alvo é Jesus Cristo. Eu sou cristão e sou perseguido dentro da minha própria igreja pelo meu jeito de ser, as pessoas não me aceitam e não tentam me entender simplesmente me criticam e me rejeitam. Mais tem um único e verdadeiro amigo fiel que deu sua vida por amor a todos nós incondicionalmente esse amigo foi Jesus o filho de Deus. Só Deus pode julgar Gandhi e o presbítero dá igreja. Lembrando que a justiça de Deus não é a justiça dos homens. Jesus continua e sempre continuarar sendo o centro de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  8. A palavra é uma só é o autor que aqui a escreve e descreve não tira nem um ponto e uma vírgula. Se os que estão aqui negam a palavra estão negando o próprio Cristo, pois Ele é a palavra viva, se negas o Evangelho nega à Deus e se negas à Deus negas o próprio Cristo!Hipócritas são aqueles que diante da dificuldade não exitam em lutar pela igreja de Cristo , e desistem ao menos sem ter tentado.Todos passamos por provações dentro das igrejas, EU PASSEI MINHA FAMÍLIA PASSOU E NO ENTANTO ESTÃO FIRMES E FORTES DENTRO DA MESMOS IGREJA SERVINDO A CRISTO JESUS, O BEM SEMPRE VENCERÁ O MAL!HIPÓCRITAS LUTEM PELA IGREJA DE CRISTO NÃO A ABANDONEM COMO COVARDES!

    ResponderExcluir
  9. Quem garante aqui que Gandhi não recebeu a Jesus em seu coração?
    Esqueceram que,aquele que invocar o nome do Senhor será salvo?

    ResponderExcluir
  10. Eu por muitos anis, me deixava levar por essas coisas, realmente existem muitos crentes frios, crentes que estão abafando, ao invés de serem acolhedores, afastam muitas pessoas do evangelho.
    Até hoje isso existe dentro das igrejas, infelizmente, isso é lamentável, Jesus veio para os infermos de alma, para os que realmente precisam dele, imaginem Deus deu seu filho por amor a humanidade, e até hoje nunca se viu amor maior.Então porque o ser humano faz isso?
    A própria Bíblia relata, que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmo, que possamos vigiar mais nesse assunto, temos que pregar e também vive o a
    mor!

    ResponderExcluir
  11. Eu por muitos anis, me deixava levar por essas coisas, realmente existem muitos crentes frios, crentes que estão abafando, ao invés de serem acolhedores, afastam muitas pessoas do evangelho.
    Até hoje isso existe dentro das igrejas, infelizmente, isso é lamentável, Jesus veio para os infermos de alma, para os que realmente precisam dele, imaginem Deus deu seu filho por amor a humanidade, e até hoje nunca se viu amor maior.Então porque o ser humano faz isso?
    A própria Bíblia relata, que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmo, que possamos vigiar mais nesse assunto, temos que pregar e também vive o a
    mor!

    ResponderExcluir
  12. HIPÓCRITAS! RAÇA DE VÍBORAS! Como disse Jesus: "Vocês atravessam mares para converter as pessoas para sua religião e depois as tornam mais dignas do inferno que vocês mesmos."

    ResponderExcluir
  13. A ÚNICA E VERDADEIRA RELIGIÃO É AQUELE QUE RE-LIGA CÉU E TERRA. É JESUS, A ÚNICA ESPERANÇA E O ÚNICO QUE RESSUSCITOU.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...